Qual é o tamanho do universo?


Uma das maiores questões da ciência é dizer qual é o tamanho do nosso imenso universo. Essa não é uma tarefa qualquer, tanto que os números aproximados que conhecemos hoje são apenas uma pequena parte do que conhecemos.

Então, qual é o tamanho do universo?

Os cientistas adotaram um conceito conhecido como “universo observável”, ou seja, eles tentam medir pelo menos o que conseguimos enxergar ou calcular.

As distâncias no universo são ENORMES (coisa de trilhões de quilômetros), por isso os cientistas usam o conceito de ano-luz para calcular distâncias e até o tamanho do universo.

Um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo no período de um ano.

Então, o universo observável é a pequena parte do universo que conseguimos observar porque as luzes de diversos elementos espaciais chegaram até nós.


Para entendermos mais um pouco essa questão, nós precisamos lembrar do Big Bang, ou seja, o passo inicial do nosso universo que aconteceu a cerca de 13,8 bilhões de anos.

Fazendo os cálculos, chegaríamos a conclusão que qualquer elemento no espaço estaria no máximo a 13,8 bilhões de anos-luz de distância da Terra, já que este número é o mesmo do início do universo.
E, com isso, o diâmetro do universo observável seria cerca de 27,6 bilhões de anos-luz.
Porém, esses cálculos estão errados!
O universo está sempre em constante expansão, ou seja, um objeto espacial que ficava a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra na época do Big Bang, agora deve estar a mais de 46 bilhões de anos-luz.
Agora fazendo os cálculos tendo a expansão do universo em mente, os cientistas acreditam que o diâmetro do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz!
Além disso, não sabemos o formato do universo, isto é, não sabemos se ele possui fronteiras.
Mas, mesmo assim a teoria mais aceita do formato do universo é a de que ele é plano, infinito e sem fronteiras (não está dentro de outro “universo”).
Será que algum dia vamos conseguir entender o universo de maneira completa?

//]]>